20 de jun. de 2010

VI Super Bike LM

.
Hoje, dia de jogo do Brasil, eu e mais uns 250 ciclistas demos prioridade a uma prova de Mountain Bike na cidade de Lagoa da Prata.

Na verdade creio que a prova não era de Mountain Bike e sim um misto de trail e aventura, dos mais pesados, ante a dificuldade e perigos que enfrentamos.

Pela manhã, nas mediações da bela praia lacustre, de Lagoa da Prata, que inclusive surpreendeu-me pela beleza, infraestrutura e cuidado dedicado ao local, começou a aparecer biker de todos os lados e eu lá com minha recém adquirida bicicleta que apelidei de Jacutinga.

Esta foi minha segunda prova desta natureza. A primeira foi na histórica cidade de Pitangui, que inclusive foi objeto de uma postagem em 25/04/2010.

Uma característica negativa, que tenho observado nestas provas de bicicleta, é o horário de largada, que é marcado para as 10:00 horas e com os habituais atrasos ainda sai mais tarde. Como são provas longas, terminam muito tarde o que castiga muito os atletas com o sol do meio dia. Assim, fica aqui uma observação aos organizadores para pensarem sobre isto.

Nesta prova especificamente houve uma falha imperdoável, pois no regulamento e folder continha a informação de que o percurso teria 30 km sem fazer mensão ao habitual deslocamento e na verdade foram 46 km no total. Ou seja uma diferença de mais de 50%.

Como sou corredor de provas pedestre, percebo que os organizadores de MTB (Mountain Bike) têm muito que aprimorar para chegar ao padrão de qualidade que estamos acostumados. Isso considerando medalhas, forma de premiar, organização na entrega de prêmios regulamentos e muito mais.

Não poderia deixar de elogiar aos organizadores da prova, que fizeram um balizamento impecável do percursos, o que certamente foi uma tarefa difícil ante a extensão deste e ainda ao bom abasteciemnto de água.

Como disse anteriormente a prova foi muito pesada, extremamente difícil e bastante arriscada, o que manteve a adrenalina lá em cima o tempo todo.

Passamos por caminhos inimagináveis, que surpreendeu até mesmo ciclistas experientes. No meio do caminho cheguei até a me questionar: - O que é que estou fazendo aqui? Mas no final a sensação de ter conseguido foi tão boa que já estava fazendo planos para outra prova.

Nesta mesmo dia deixei de participar de uma prova pedestre em Divinópolis para comparecer nesta prova em Lagoa da Prata, o que muito me deu prazer pois subi ao pódio no 6º lugar de minha categoria, com direito a medalhão e um útil brinde para nós ciclistas.

Como em todos estes eventos, seja corrida a pé, ciclismo, dentre outros, existe um agrável clima entre os presentes, propiciando o conhecimento de novas pessoas e agradáveis papos.

O que tornou o evento ainda mais agradável foi a presença do Helder e Kunnô, amigos de Pitangui (vide primeira foto). Experientes bikers e que vem contribuindo muito para minha inserção neste esporte, a quem muito agradeço.

Como a Glória não pratica esse esporte, participou dando-me força e fazendo o registro fotográfico, juntamente com a Goretti.

O melhor de tudo é que pedalar é um complemento significativo para corrida. E assim vou seguindo...
___________________________

4 comentários:

Alexandre Gondim disse...

Ildeu, boa tarde!!
Estamos sentindo sua falta nas corridas! Como está??

Cássio disse...

Ildeu, sou Cássio das bikes Canadian no ML, te enviei um e-mail, não sei se recebeu, pegue meu e-mail para falarmos melhor: cassio.j.pedrosa@gmail.com

Anônimo disse...

Oi, jóia? E o negócio q vc disse ter escrito sobre mim, minha tattoo, não sei. O q foi q vc escreveu?

Ildeu Guimarãres Mendes disse...

Aguarde. Abç!