26 de jan. de 2010

1ª Corrida de Verão do Divinópolis Clube – A Corrida Democrática


Dia 31, próximo, no domingo, acontecerá a 1ª Corrida de Verão, realizada pelo Divinópolis Clube.

A largada será na sede campestre do Clube, no Bairro Belvedere, às 9:30 horas, com percurso de 8,5 km.

Este é um evento organizado pelo Xisto, que, a exemplo de seu trabalho anterior, será um sucesso.

É importante destacar a deliberação do Divinópolis Clube, que, sendo uma entidade fechada, abriu a possibilidade de não sócios participarem do evento, com o objetivo de integrar a comunidade local e regional com os associados do clube, agregando-os através do esporte além de propiciar uma troca de conhecimentos e experiência.

Com esta postura é de se vislumbrar sensatez do Clube, considerando que a corrida é o mais democrático dos esportes e não se mostra razoável impedir que pessoas não participantes do quadro societário fiquem de fora do evento.

Seria uma forma de segregação, totalmente fora de contexto temporal, ante a atual realidade em que vivemos e, mormente, considerando que a prova ocorrerá em vias públicas.

É o atletismo aproximado as pessoas em prol de uma vida social mais sadia e prazerosa.

Ao longo do tempo, tenho me posicionado incisivamente em relação a algumas falhas imperdoáveis nos regulamentos de corridas, o que não poderia deixar de fazer quanto a esta prova. São dois pontos, que, quiçá, sirvam de sugestão para uma próxima edição.

Primeiramente é quanto ao horário. Devido ao aumento da temperatura, uma largada às 9:30 horas sacrifica muito os atletas. Embora possa parecer pouco, mas caso a largada ocorresse às 9:00 h ajudaria bastante. Tanto que as provas do Circuito Conheça Divinópolis Correndo já têm data marcada para mudança de horário. Esta é uma tendência nacional.

Outra falha imperdoável é o tratamento diferenciado entre homens e mulheres.
Veja que as faixas etárias feminina são de 10 em 10 anos de idade ao contrário da masculina que é de 5 em 5, a feminina é limitada em 50 anos, sendo que a masculina vai até 70. E não é só, a premiação geral masculina contemplar 5 posições no podium a feminina premia apenas 3.

Vale ressaltar que o percurso é idêntico para homens e mulheres, o valor de inscrição igual para ambos como tudo na prova, mas a organização entende que o esforço e dedicação femininos são menores que o masculino. Esta é uma visão retrógrada, desatualizada.
Mesmo assim, prestigiarei o evento, com minha participação e inclusive divulgação, mas fica aqui meu protesto para que sejam revista estas falhas no regulamento para as próximas edições.

No mais estarei torcendo para que a 1ª Corrida de Verão seja um sucesso e passe a fazer parte do calendário de provas de Divinópolis a exemplos de outras corridas que já tornaram tradicionais.

Portanto, pé na estrada com os treinos que dia 31 está ai. Até lá!
___________________________

Nenhum comentário: