15 de jan. de 2010

Graeme Obree - o Escocês Voador

.
Graeme Obree é um ciclista escocês, nascido em 1965, que quebrou vários recordes, foi o campeão do mundo em várias modalidades. Um verdadeiro fenômeno. Ele era conhecido por sua posição incomum de pedalar. Suas façanhas foram realizadas com bicicletas por ele construídas, com sucatas e até mesmo com peças de máquina de lavar roupa. Tendo criado algumas das inovações mais radicais na história do design e performance de bicicletas. Foi muito perseguido um órgão que regula o ciclismo, por não aceitarem que um não convencional superasse aqueles que tinham apoio financeiro e político. Sofre, ou sofria (se é que pode assim dizer) de transtorno bipolar do humor, tendo tentado suicídio por duas vezes.

Pois bem, a vida e as façanhas deste gênio do ciclismo originou um filme que acabo de assistir o qual recomendo. Trata-se de “O Escocês Voador”.

O filme é um drama, bastante denso e que agrada não só aos aficionados por uma bicicleta, como ao público em geral.

A despeito da minha paixão por corridas rústicas, esporte que dedico ativamente, há quem fala que estou bandeando para o ciclismo, mas não é verdade.

Na realidade tenho um envolvimento antigo com as “magrelas”, muito antes de correr, com aventuras homéricas, quando tudo era mais difícil e precário, portanto não é algo novo em minha vida.

Ademais, a corrida proporciona uma sensação inigualável, diferente do ciclismo, portanto reconheço que o meu esporte é o atletismo, e o pedal é um complemento agradável aos treinos.

Assim, por certo sempre trarei para cá algum assunto ligado à bicicleta, vez que, como o Juarez Machado (artista plástico), também sou apaixonado por ela.

Voltando ao filme, acredito gostarão. Eu gostei muito!
___________________________

Nenhum comentário: