14 de nov. de 2010

2ª Bike Romaria

.
Hoje por volta das 6:00 horas da manhã, eu e mais 89 ciclista largamos da cidade de Pará de Minas com destino à Leandro Ferreira em um agradável cicloturismo.

O evento, sob o comando de Jairo Mendes, o qual tive a oportunidade e prazer de conhecer em razão deste passeio, levou o nome de Bike Romaria, tendo em vista o destino ser a cidade de Leandro Ferreira, onde se encontra sepultado o beato Padre Libério, a quem os crentes atribuem uma série de milagres.

Estou habituado a participar de eventos semelhantes, muitas corridas rústicas e algumas provas de montainbike, mas jamais vi algum com tamanha organização, beirando a perfeição. E minha opinião não é isolada, pois pelo que percebi há unanimidade.

A largada, por volta das 6 horas ocorreu na praça defronte a loja de bicicletas e acessórios Divina Roda, de propriedade do organizador do evento, quando iniciamos o trajeto de cerca de 75 km, por estradas de terra, que estendeu por todo o percurso, que a despeito de extremamente pesado, teve a dificuldade atenuada pela bela e bucólica paisagem e o companheirismo entre todos os participantes.

Pelo trajeto, contamos com três paradas de apoio coletivo, que se deram nos distritos de Carioca e Santana da Prata e na cidade de Conceição do Pará, onde, nas praças centrais das citadas localidades, o grupo abastecia de água, suco e alimentos, além de dar algum reajuste nas bicicletas e aproveitar aquele agradável momento de descanso e descontração para relaxar e entrosar.

Estas paradas foram chamadas de apoio coletivo, vez que, por todo o percurso, os participantes contavam com constante apoio por uma equipe, comandada pelo Jairo, que atendia as mais diversas necessidades dos bikers, como fornecimento de água, apoio mecânico, primeiros socorros e transporte da bicicleta ou algum ciclista impossibilitado de continuar a pedalada.

Esse apoio contava com 5 veículos, sendo estes dois carros de passeio, duas camionetas e um caminhão baú. Portanto tínhamos por todo o percurso, apoio de toda natureza além de transporte de volta. Não faltou nada.

Todos os inscritos ganharam uma bela camisa de ciclismo, alusiva ao evento a qual era de uso obrigatório, o que dava um visual bonito e diferenciado.

Por não se tratar de evento competitivo, o grupo pedalou unido, sem sobrepor ao comando do guia, o que evitou dispersão, permeando todo o tempo um clima de interação, companheirismo, solidariedade, união, descontração e apreciação da natureza, sendo que muito me chamou a atenção a educação dos participantes que se mostraram bastante atenciosos, solidários e paciente com os mais lentos.

Terminei minha participação, extenuado, devido ao extremo esforço físico, mas satisfeito com a realização e convicto de que o ano que vem estarei repetindo o feito e até mesmo disposto a participar de outros eventos desta natureza.

Aproveito a oportunidade para agradece a companhia, o apoio e orientação recebidos a todo o tempo. Deixo de citar nomes, pois seria impossível faze-lo ante a grande quantidade de pessoas que contribuíram para minha participação, desde a inscrição até o final.

Que me aguardem o ano que vem!
__________________________

6 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde Ildeu.
Agradeço pela sua presença no evento e também pela expressiva e elogiosa matéria o que nos deixou com a certeza de ter feito o melhor a altura de cada participante, sem os quais seria impossivel a realização e o sucesso da II bikeromaria. Tenho certeza de que teremos oportunidade de estarmos juntos pedalando por este mundão de Deus,em busca de valores que a traça nem o tempo corroem e sempre aqui e agora, pois o tempo não espera por indecisões, então vamos fazer o que gostamos enquanto temos saude e vida!
Abs,
Jairo

Ildeu Guimarãres Mendes disse...

Jairo
Muito obrigado pela manifestação.
São palavras como as suas que me dá estímulo para continuar as empreitadas que abraço, como este Blog.
E pode ter certeza, os meus elogios na postagem estão muito aquém do que você nos ofereceu.
Não se esqueça de mim no próximo evento.
Um grande abraço.

Saulo Morais Lara disse...

Ildeu, primeiramente parabéns pelo blog. O evento realmente foi sem comentários. Todos respeitaram as propostas do jairo e tudo correu muito bem. Convido a você a visitar meu blog (pedalpm.blogspot.com) que ainda está pequeno mas sempre que puder estarei atualizando o mesmo.
Aqui, se puder enviar as fotos que você tirou para meu e-mail fico muito grato. Meu email é saulinhomorais@gmail.com. Grande abraço.

Ildeu Guimarãres Mendes disse...

Saulo
Obrigado pelo comentário.
Será um prazer visitar seu blog.
Quanto às fotos, pode aguardar que as enviarei.
Espero encontramos em outro evento.
Abc.

Cássia disse...

Oi Ildeu !
A Bike Romaria realmente foi um sucesso, graças a participação de amantes do pedal como eu, você e tantos que lá estavam. Foi um prazer conhecê-lo. Acredito que teremos muitas oportunidades de pedalarmos e explorar as belas paisagens que a região no oferece. Abraços,
Braz.

Ildeu Guimarãres Mendes disse...

Oi Cássia
Foi um prazer receber você por aqui.
Certamente encontraremos mais pelas estradas e trilhas da nossa região. Sábado próximo eu e o amigo Helder de Pitangui, estaremos indo a Leandro Ferreira. Estamos na área.
Obrigado pela manifestação.
Abçs.