14 de nov. de 2009

Brasília 50 anos - O nascimento de uma nação

.
A Revista Veja publicou a semana passada uma edição especial comemorativa dos 50 anos de Brasília, com o subtítulo “O nascimento de uma nação”.

Não quero entrar no mérito se a construção de Brasília foi algo bom ou pernicioso para o país, por entender que na altura dos acontecimentos seria bizantinismo, vez que é uma realidade e não comporta mudanças.

Só sei que é uma cidade curiosa, interessante e bonita onde passei agradáveis momentos em visita à família Ximenez, por várias ocasiões.

Quanto à edição da Veja, achei extremamente primorosa e dando um enfoque interessante aos registros históricos, trazendo uma série de informações por mim desconhecidas.

Além de tratar das questões ligadas à mega obra, as personalidade, a política, apresenta a influência nas artes e no cotidiano das pessoas.

Exemplo disso é o duelo existente entre músicos o que gerou canções. Ataulfo Alves era favorável à criação de Brasília, tendo inclusive composto sambas neste sentido, o que era contrariado por Billy Blanco.

Não ficou de lado a influência na bossa nova, notadamente Tom Jobim e Vinícius de Morais e no mais recente “Aborto Elétrico” conjunto de estréia do Renato Russo.

A crônica de Rubem Braga era uma combatente acirrada à construção de Brasília, já o genial Nelson Rodrigues apoiava a idéia, o que gerou vários trabalhos de ambos os lados.

A edição não deixa de lado a influência na moda, abordando o trabalho do já falecido Dener.

É importante destacar a fartura de reproduções de documentos, desenhos e fotografias, simplesmente maravilhosas, a exemplo da que ilustra este post, onde se vê o Palácio da Alvorada, praticamente pronto, no meio do nada.

Este espaço é pequeno para demonstrar o quão primoroso é o trabalho e suas nuanças, o qual me fez lembrar o Velho Ildeu, que gostava muito de coisas dessa natureza e certamente me influenciou neste sentido.
Vale uma pequena referência, que a publicação antecede à comemoração dos 50 anos de Brasília que será em 21 de abril de 2010.
_________________________

Nenhum comentário: