25 de nov. de 2009

Eu moro para lá de Paranapiacaba

.
Em janeiro de 2008, quando comecei a correr de forma mais organizada e efetiva, comprei um monitor cardíaco para controlar a frequência do coração e assim trabalhar dentro do recomendado, ou seja, não esforçar acima do meu limite.

Adotei uma tabela de cálculos dentre várias. Feitos os cálculos, passei a correr dentro da minha “zona alvo”. Assim que começava a ultrapassar eu diminuía o ritmo e vice-versa.

Estando com um potencial cárdiorespiratório bom, notei que aquele negócio estava prejudicando meu rendimento. Como se fosse um tacógrafo que regula a velocidade de veículos.

Foi então que lembrei de uma velha técnica ensinada pelo genial Nuno Cobra, que consiste em falar pausadamente, na expiração, a frase “EU MORO PARA LÁ DE PARANAPIACABA”, por três vezes, sem interrupção e sem ficar ofegante. Se assim conseguir há um absoluto estado em equilíbrio na demanda de oxigênio.

Dependendo da forma em que se pronuncia a frase, será deliberado para diminuir o ritmo, mantê-lo ou até mesmo aumentar.

É um método simples e eficaz, sem que precisamos de qualquer acessório, principalmente a incômoda cinta no peito. É tão prático que não há como esquecer o equipamento, o que às vezes ocorre em relação à cinta do monitor cardíaco.

Assim, aposentei o meu frequencímetro e ganhei mais liberdade, pois ao invés de usar fórmulas genéricas, que são contraditórias entre si, sem qualquer vínculo pessoal, utilizo um método personalíssimo e o que é melhor, natural.

Para se ter uma idéia, recentemente foi divulgado uma nova formula para avaliação da freqüência cardíaca, diferente de todas que já existiam, o que coloca em xeque a confiabilidade de todas elas.
Mais uma vez afirmo o que tem sido a tônica desse Blog, para que complicar se podemos simplificar e a simplicidade traz a liberdade.

_______________________

Nenhum comentário: