12 de dez. de 2009

Natal Divino

.
Ontem fui convidado para assistir a uma apresentação na Praça da Catedral (Divinópolis), que dentre outros artistas, o destaque era o coral As Meninas Cantoras de Petrópolis, promovido pela TV Alterosa e Prefeitura Municipal.

A princípio tive certa resistência, por atrapalhar meu treino (corrida) e também pela falta de conforto, pois certamente ficaria de pé e também por achar que seria meio chato um coral cantando músicas de Natal, já que o tema era este.

Coral sempre me lembra pessos cantando com um movimento da boca mais do que é necessário, parecendo que estão pronunciando uma palavra diferente do que o som que sai, e, via de regra, cansativo, ainda mais assistindo de pé.

Mesmo assim, lá compareci. Como é habitual demorou um pouco a começar, houve algumas apresentações de artistas locais, até que As Meninas Cantoras de Petrópolis subiram ao palco.

Abriram a apresentação cantando Disparada do Geraldo Vandré, além de fantástico, a platéia passou a se mostrar viva e envolvida.

Confesso que fiquei surpreso, pois não esperava aquela performance, valendo considerar que muito mais estava por vir.

Gostaria de destacar a presença de palco do Maestro, que bastante animado e efusivo, interagia com o público de forma muito agradável, além de um tecladista que acompanhava as apresentações, dando um show à parte.

O repertório trafegou do popular brasileiro como sertanejo, Roberto Carlos, MPB, clássica como uma ária de Puccini, dentre outras, música estrangeira como Beatles e a melhor de todas, para mim, o fado “Canção do Mar” consagrado na voz da falecida Amália Rodrigues e solado divinamente por uma das meninas, em português de Portugal, ficando o backing vocal a cargo de todo o coral. Foi maravilhoso!

Não faltaram as tradicionais músicas de Natal, às quais fora dado um arranjo e ritmos especiais, fugindo daquilo que já estamos bastante cansados.

A apresentação mexeu com todo o público, que teve uma participação interativa, graças à animação do maestro e a atuação recheada de coreografias das Meninas do Coral. Certo é que, mesmo de pé, não vi o tempo passar.

Não é à toa que o George Martin, o produtor dos Beatles, em seu livro de memórias intitulado “SGT. PEPPER'S”, referiu às Meninas Cantoras de Petrópolis dizendo: “...Só os Anjos cantam assim...”.

Mas a melhor definição para o show, foi dada pelo amigo e corredor Teodoro: “foi o melhor acontecimento em Divinópolis, este ano”, o que sou forçado a concordar.
___________________________

2 comentários:

Unknown disse...

Essas meninas do Coral de Petrópolis conseguiram fazer o George Martin se emocionar depois de tantos anos. Palavras dele e as imagens vistas pela televisão na época não negam.

Ildeu Guimarãres Mendes disse...

É um prazer enorme sua participação no Blog. Aguardo mais visitas.