20 de dez. de 2009

O Ultramaratonista

.
Hoje acabei de ler o livro “O Ultramaratonista”, do próprio Dean Karnazes, um americano de origem grega que constantemente está a desafiar os limites da sua resistência, como correr sozinho a prova The Relay, com 322 km que é de revezamento, ou 50 maratonas em 50 dias seguidos, uma em cada um dos 50 estados os americanos.

Em setembro deste ano, o Dean Karnazes esteve no Brasil, para lançar seu último livro e correu por 24 horas sem parar pela cidade de São Paulo.Houve um concurso para escolher pessoas que o acompanharia por trechos de cerca de 20 km, oportunidade em que concorri, mas infelizmente não fui contemplado. Quem passou pela experiência achou o máximo, segundo relatos em revistas especializadas em corrida.

Na última capa do livro tem um comentário do Editor, apresentando a obra, no qual faz uma série de afirmações sobre a opção do autor, que mudou sua confortável rotina por uma vida saudável e fazendo a alusão de que ele ensina as pessoas a viverem uma vida mais equilibrada. Chega a afirmar que trata-se de “um livro de saúde” e “um guia para uma nova vida”.

Descordo totalmente, pois o que não existe nas ações do Autor é saúde ou equilíbrio, pois ele extrapola tudo que se conhece em termos de cuidado com o corpo. A despeito dele ser dotado de uma resistência fora do comum, certamente colherá, no futuro, os frutos desse abuso de seu potencial.

Não por isso, o livro não deixa de ser bom, ou melhor, ótimo, principalmente quando o leitor tem uma afinidade com o mundo da corrida.

E mais, o livro é recheado de reflexões fantásticas sobre a vida, vez que existe em toda a obra o paralelo entre as dificuldades e o prazer da corrida com tudo que ocorre em nossa vida. Deixo aqui um pequeno trecho para reflexão de todos.

“Se você não está exigindo de você algo além da zona de acomodação, se não estiver constantemente exigindo mais de você mesmo, expandindo e aprendendo à medida que avança, está escolhendo uma existência sem sentido. Está negando a você mesmo uma viagem extraordinária.”
__________________________

2 comentários:

Hérica disse...

que legal!!
quero ler esse livro!!
depois vou procurar!1

Ildeu Guimarãres Mendes disse...

Tenho certeza que gostará!