2 de abr. de 2010

6ª Caminhada do João Jiló

.
Depois de muito tempo sem nos vermos, há alguns dias reencontrei um grande amigo. Digo grande não pela sua estatura física, já que ele é bastante alto, mas sim pela afinidade e proximidade que tivemos, quando residi em Bom Despacho, além da sua significância em minha vida.

Estou falando do Benício Cabral, que convidou-me juntamente com a Glória, para participarmos de uma caminhada que aconteceu hoje, com largada por volta de 6:00 horas da manhã, em um percurso de 22 km.

Esta atividade que já se encontra em sua 6ª edição, é realizada sempre nas sextas-feiras da paixão e foi por ele idealizada, a qual leva no nome de “Caminhada do João Jiló”, em alusão a um personagem de “As Mais Belas Histórias”.

A despeito da data, esta caminhada é um evento profano, destituído totalmente de ideologia religiosa, a exemplo do João Jiló.

Surpreendeu-me a organização da atividade, com camisa personalizada, distribuição de água, frutas e barrinhas de cereais com fartura por todo o percurso, bem como a participação de simpáticos e agradáveis caminhantes.

Além da organização impecável, o percurso é muito bonito por estradas de terra nos arredores de Bom Despacho. Uma paisagem bucólica e aprazível, permeada por registros históricos.

Ao final, esperava-nos um chope no ponto ideal além de um churrasco em uma agradável confraternização em remate à nossa proeza.

Recentemente participei de uma meia maratona (21,95 km), mas confesso, os 22 km da caminhada foram muito mais pesados. Certamente devido minha falta de prática nesta atividade.

Foi tudo perfeito e, mesmo cansado, posso dizer que minha manhã valeu a pena!

__________________________

6 comentários:

almendes disse...

Olá, Ildeu; como foi de Páscoa? Estive em Virgínia neste fim de semana e ainda falei sobre você com o nosso primo Todinho. Agora, quando acessei o E-mail, vi o post sobre a caminhada em Bom Despacho e me lembrei daquela cidade, onde estive uma vez há muito tempo atrás, quando seus pais ainda moravam lá. Pela sua descrição, fiquei viajando, imaginando o percurso da caminhada (é a atividade física que mais gosto de fazer, ainda mais com toda essa infra-estrutura). Da mesma forma que valeu a pena pra você, tenho certeza que todos os participantes também se sentiram recompensados pelo esforço. Um abraço do
Antonio Luiz.

Welser disse...

Interessante que eu imaginava que a prática da corrida daria preparo extra para uma caminhada. Agora que você comentou isso é que parei pra pensar que são duas modalidades diferentes. Ou seja, só porque eu engatinhei um dia e hoje caminho não quer dizer que tenho preparo para engatinhar novamente.
Não sei se expliquei direito e a analogia nada tem a ver com hierarquia de modalidades. Cada uma tem a sua importância e graus de dificuldade diferentes, é a isso que me dei conta agora.
Abraços!

Ildeu Guimarãres Mendes disse...

Antônio Luiz
Como pode ter visto o meu feriadão de páscoa foi bem aproveitado, principalmente considerando que retornei a Bom Despacho depois de muito tempo e por ter sido muito bem recebido lá por agradáveis pessoas.
A exemplo do amigo Benício, estou pensando iniciar numas caminhadas (mas tem que ser longas), sem deixar a corrida evidentemente.
Espero que continue passando por aqui e deixando seu valioso rasto.
Abçs.
Ildeu

Ildeu Guimarãres Mendes disse...

Welser
É, meu caro, berimbau não é gaita, eu que o diga. Caminhar 22 km não foi brincadeira, pelo menos para mim. Interessante que a Glória terminou super bem. Acredito que devido a velocidade dela na corrida ser bem menor que a minha, estando mais próxima de uma caminhada enérgica e assim os músculos para esta atividade estão mais treinados.
Mas eu chego lá, é só ir colocando um passo na frente do outro.
Não suma, estava já sentindo sua falta.
Abçs.
Ildeu

Unknown disse...

Graaannnde Ildeu,
Fiquei muito alegre e lisonjeado com os comentários sobre a Caminhada do João Jiló e sobre nossa amizade, claro. Não há dúvida que a amizade que consolidamos naqueles anos de Bom Despacho foi uma coisa para marcar para toda uma vida. Agora, depois de nos reencontrarmos, senti o mesmo conforto e familiaridade de trinta e tantos anos atrás, inclusive com a Glória, que eu só conhecia de relance.
Sem prejuízo das corridas que vamos participar juntos e quem sabe outras caminhadas (estarei na Caminhada da Inconfidência, dia 24/04), espero que vocês dois participem novamente no ano que vem, do João Jiló. E desta vez para ficar até o barril de chope secar.
Um abraço do amigo,
BENÍCIO CABRAL

Ildeu Guimarãres Mendes disse...

Benício
Na verdade fui moderado ao falar sobre a caminhada e nossa amizade e este reencontro me trouxe a mesma sensação que manifestou sentir. Quanto à Caminhada da Inconfidência, realmente, 45 km é muito para mim. Quem sabe, depois de muito treino, encaramos juntos o ano que vem. Agora, a João Jiló, pode contar certo com minha presença e da Glória e com certeza será muito melhor, pois teremos mais disponibilidade, quem sabe até o barril esvaziar.
Abçs.